Abordagem

Terapia Cognitivo-Comportamental:

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) foi desenvolvida por Aaron Beck na década de 60, e se baseia em um modelo (ou teoria) segundo a qual não sao os acontecimentos em si que nos perturbam, e sim o significado que damos a eles. Estes padrões de pensamentos são construídos na infância e se tornam automáticos e relativamente fixos, manifestando-se de forma disfuncional frente à experiências negativas.

Por exemplo, uma pessoa que tenha muito medo de falar em público, pode ter um pensamento distorcido de que a apresentação será um fracasso, e seu valor como ser humano estará totalmente comprometido se ele não for bem sucedido.

A terapia, ao ajudá-lo a considerar um pensamento mais realista, ao mesmo tempo que o incentiva a mudar seus comportamentos de evitação, reduz a experiência subjetiva de ansiedade, levando-o a um enfrentamento das situações temidas.

As estratégias Cognitivas visam a reestruturação dos pensamentos e crenças, proporcionando aos pacientes habilidades que podem ser aplicadas como ferramentas efetivas para o enfrentamento das situações problemáticas e da vida diária.

As estratégias Comportamentais visam a mudança dos padrões de comportamento mal adaptativos que foram aprendidos durante o desenvolvimento, empregando técnicas como treinamento de assertividade, relaxamento, meditação e dessensibilização progressiva para o enfrentamento de situação temidas.

Uma das principais caraterísticas da TCC é não ser “engessada” ou “fechada”, permitindo que as técnicas mais diversas sejam utilizadas, desde que, terapeuta e paciente, concordem que ela será benéfica no tratamento.

O terapeuta deve ser capaz de perceber qual técnica será eficaz com determinado paciente e propô-la em sessão.

A psicoterapia é um caminho para a pessoa encontrar-se, para o autoconhecimento e novas aprendizagens e escolhas, entre várias possibilidades.

Agende uma Avaliação e descubra como a Psicoterapia poderá lhe ajudar a ter uma vida melhor.

Na foto a Psicóloga Flávia Almeida está em um Treinamento no Beck Institute for Cognitive Behavior Therapy, na Pensilvânia, Philadelphia/USA, junto com Dr. Aaron T. Beck, pai da Terapia Cognitivo Comportamental.

Psicologia Clínica:

A psicologia clínica é uma área que trata da saúde mental, atuando na promoção, prevenção, intervenção e tratamento dos mais variados tipos de Transtornos Psicológicos.

A VARIEDADE DE ESPECIALIZAÇÕES nos permite oferecer trabalho psicoterápico para adolescentes, adultos e terceira idade, bem como para casais, famílias, grupos, orientação profissional e orientação a pais.

Missão:

Nossa missão, é trabalhar para que o paciente possa conhecer e interpretar adequadamente a si mesmo e ao mundo em que vive, permitindo-lhe interagir de forma funcional com a sociedade, familiares, com a natureza e com os objetos a sua volta.

Este trabalho visa ainda a diminuição do sofrimento emocional, identificando padrões de pensamentos disfuncionais, proporcionando uma maior flexibilização cognitiva, com foco na modificação de comportamentos, buscando reestruturação de Cognições, proporcionando assim com que o indivíduo responda de uma maneira mais funcional ao seu ambiente.

As pessoas que podem desfrutar da terapia tem como benefício um encontro real consigo mesmo, melhorando a qualidade de vida, aumentando a auto- estima, ganhando autonomia e segurança em tomadas de decisão, obtendo amadurecimento pessoal, equilíbrio e estabilidade emocional.

Objetivo:

Nosso objetivo é proporcionar um atendimento sério e responsável e, para isso, estamos em contínuo processo de estudos e aperfeiçoamento, participando ativamente de Congressos, Conferências, Palestras, Workshop e cursos, buscando sempre reciclar conhecimentos científicos e vivências acadêmicas.

WhatsApp WhatsApp